Festa de São João dos Xucuru



O aldeamento do povo indígena Xucuru está situado na Serra do Ororubá, a cerca de 6 km da cidade de Pesqueira, que se encontra na zona fisiográfica do Agreste, e dista da capital do Estado, em linha reta, 204 km.

Chicão, o pai

Os 6.363 índios que vivem na Serra do Ororubá, em pequenos lotes de terra dispersos na serra entre propriedades de civilizados, e a inexistência de uma área contínua dificulta seriamente o contato mais estreito entre os grupos familiares. Existem as aldeias de Afeto, Bentevi, Boa Vista, Brejinho, Caetano, Caípe, Caldeirão,Canabrava, Gitó, Courodanta, Guarda, Lagoa, Oité, Pendurado, Pé de Serra, Santana, São José e Cimbres. Estas aldeias não formam propriamente arruados, mas simples ajuntamento de casas. Canabrava, além de ser o núcleo mais habitado, destaca-se por aí serem encontrados ainda vestígios marcantes dos traços culturais dos Xucuru. Algumas localidades apontadas pelo cacique nas quais existem "caboclos puros", foram Boa Vista e Canivete. Arredios, nunca descem à cidade e não têm contatos com as populações dos arredores.

Marquinho, o filho
Cimbres, que no passado foi local de grande concentração dos índios Xucuru, conta hoje com poucos sobreviventes remanescentes, porém é ainda o centro das manifestações comunitárias, como a festa de Nossa Senhora da Montanha.
"Eles são católicos?", perguntou Bento XVI ao bispo de visita ad limina em Roma, quando falou dos índios em sua diocese. São católicos, sim. São xucuru-católicos. 

A luta continua

2 comentários:

  1. A foto que esta representando o cacique Xicão, Não é o cacique Xicão e sim Ântonio pereira, ex veriador do povo! Seria bom que essa imagem fosse trocada...

    ResponderExcluir