Está acontecendo o 3. Congresso Missionário Nacional em Palmas/TO




A “VIRADA POPULAR”
Discipulado missionário do Brasil para o mundo secularizado e
pluricultural à luz do Vaticano II e da caminhada latino-americana
Pe. Paulo Suess
O Vaticano II iniciou uma “virada popular”, uma virada ao povo simples e ao mundo, que atualmente parece inibida. Passaram-se 50 anos desde o início daquela “virada popular” com o objetivo “continuar a obra do próprio Cristo que veio ao mundo para dar testemunho de verdade (cf. Jo 18,17), para salvar e não para condenar, para servir e não para ser servido” (cf. Jo 3,17; Mt 20,28; Mc 10,45). Quais são os impulsos do Concílio que configuram essa “virada popular” e quais os passos para desinibi-la, hoje?




1. Aggiornamento como orientação programática
Ainda antes de iniciar o Concílio, o papa João XXIII mostrou, simbolicamente, que a Igreja Católica precisava abrir-se ao mundo, o que ele chamou de “aggiornamento”. Para um interlocutor, que o perguntou sobre este aggiornamento, ele abriu as janelas de uma sala e deu para entender: a Igreja precisa deixar sol e vento entrar para ver e ir longe, e respirar fundo. O sucessor de João XXIII, Paulo VI, em sua Carta Encíclica Ecclesiam suam (1964), menciona o “aggiornamento” como “orientação programática” do Concílio (ES 27).
Aggiornamento, portanto, significa abertura, deixar a realidade do mundo entrar e entrar na realidade do mundo. E essa realidade tem várias dimensões: a dimensão macrocultural da modernidade secularizada e a dimensão da convivência concreta no mundo pluricultural. Aggiornamento expressa a vontade de construir duas pontes de mão dupla: uma entre Igreja e a dimensão universal das conquistas do mundo moderno, e outra, entre Igreja e o mundo local e cultural, onde o povo vive, se encontra e comunica.

O Concílio nomeou essas tentativas de aproximação respeitosa aos povos e ao mundo com algumas palavras balbuciantes, como “aggiornamento” e “adaptação” (SC 37s; GS 514), “autonomia da realidade terrestre” (GS 36; 56) e da cultura, “sinais do tempo” (GS 4; 11), e “diálogo” (CD 13; UR 4), “encarnação” e “solidariedade” (GS 32). Em nossa caminhada teológico-pastoral latino-americana traduzimos essas palavras como “opção pelos pobres” e “libertação”, em Medellín (1968), “participação”, “assunção” e “comunidades de base”, em Puebla (1979), como “inserção” e “inculturação”, em Santo Domingo (1992) e como “missão”, “testemunho” e “serviço” de uma Igreja samaritana e advogada da justiça e dos pobres, em Aparecida (2007). Nenhuma dessas palavras descreve a totalidade do projeto pastoral do Vaticano II, mas seu conjunto representa uma síntese daquilo que o Vaticano II queria ser: um farol da luz de Cristo no meio dos povos e do mundo.
(primeira parte da palestra de Paulo Suess, proferida em Palmas, dia 13 de julho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário