Retrospectiva de um século, prospectiva de um dia

 
 
`Utopia e Barbárie´, Documentário de Silvio Tendler, na íntegra no youTube:
 

 
A memória lembra passagens pela história. O futuro, se dizia, a Deus pertence. Antigamente, as leis da natureza, os artigos da fé ou os cálculos da razão deram firmeza e certeza às nossas projeções do futuro. Hoje somos aparentemente entregues “ao Deus dará”, a arbitrariedade total. Na era das incertezas, também as três colunas históricas, a natureza, a religião e a razão não sustentam mais um futuro previsível. “Em fim, nada basta” (João da Cruz), nem o silêncio, nem as nossas obras, nem o “Nada te turbe”, da Santa Teresa de Ávila (1515-1582).

 
 
 
 

O Dom do amanhã está na possibilidade de construirmos com os cacos quebrados do passado um vaso para guardar as flores que a vida nos permitiu colher. O Documentário 'Utopia e barbárie' de Silvio Tendler, pode-nos politica e pessoalmente animar de colher flores das ruínas e fazer vasos de espelhos quebrados.
 
 
“Utopia e Barbárie” interpreta os cinquenta anos que precederam o início do século XXI que retratam também partes da nossa vida. O cineasta foi à procura dos sonhos que balizaram o século XX e inauguram o século XXI. O filme fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim e a disseminação da globalização e do neoliberalismo, funcionando como um "pensamento único". "Utopia" e "barbárie" são, para o diretor, dois movimentos complementares, sucedendo-se um ao outro pela história - assim como ao sonho igualitário da Revolução Russa de 1917 seguiu-se o pesadelo do genocídio estalinista, ao projeto do Brasil Novo de Juscelino Kubitscheck e João Goulart, a ditadura militar de 1964.
 
 

Viajando nestes anos por 15 países, Tendler acumula entrevistas históricas - como a do lendário general Giap, 94 anos, o estrategista vietnamita que derrotou sucessivamente os colonizadores franceses, em 1954, e os invasores norte-americanos, nos anos 70. O escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de uma das bíblias para o entendimento do continente, "As veias abertas da América Latina", além do poeta Amir Haddad, do dramaturgo Augusto Boal, e os cineastas Denys Arcand, Gillo Pontecorvo e Amos Gitai, vêm somar suas posições. Todos reveem erros e acertos desta geração que tentou mudar o mundo pelas ideias e pelas armas, e hoje repensa não só os motivos de seus fracassos como tenta entender o contexto atual.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário