II Assembleia dos Povos Indígenas dos Estados de Goiás e Tocantins



O tema desse evento, desenvolvido em paineis, marchas e debates:“Tecendo o bem viver denunciamos e resistimos ao modelo de desenvolvimento que destrói nossos direitos e nossa mãe terra" (20-23 de maio 2013).


Ivanezilia Ferreira afastada da chefia
do DSEI  - Foto: fr. Reinaldo Rodrigues

Sob a fala decidida de Jercilia Kraho, um grupo de mulheres tirou a funcionária chefe do Destrito Sanitário Especial Indígena/DSEI,  Ivanezilia Ferreira da mesa do painel, e a conduziram para fora do recinto, sob a decisão irrevogável de afastá-la do cargo. Eram momentos tensos de uma quente manhã em Palmas-TO. 
Foto: Laila e Egon Heck
Foi um gesto concreto, definitivo, em resposta à situação caótica da saúde indígena e a total ineficiência da coordenação naquele Distrito. “Acabou a nossa paciência.” Um gesto de consciência e forte simbolismo. “Basta. Não vamos maltratar ninguém. Mas tomamos decisão. Botamos  Ivanezilia pra fora. Agora nós vamos decidir quem queremos para trabalhar com nós”.

Na mesa estavam três procuradores do Ministério Publico Federal, aos quais foi solicitado um posição. Estavam também na mesa Cleiton Javaé, do CONDISI e Edmundo Xavante do Conselho Nacional de Saúde.
Egon Heck

Nenhum comentário:

Postar um comentário