Ele olhou para a humidade de seu servo: Papa Francisco encontrará Gustavo Gutierrez


 "A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva" (Lc 1,47).

 
D. Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina
da Fé e Gustavo Gutierrez, juntos palestrando em Mantova


Papa Francisco encontrará, nos próximos dias, Gustavo Gutierrez, um dos pais da Teologia da Libertação.
 A informação é divulgada, entre outros, pela revista francesa La Vie, 10-09-2013, reproduzindo a informação da agência Apic. Segundo a revista francesa, a informação foi dada, no dia 08 de setembro por D. Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
A notícia também é destaque no Washington Post, 10-09-2013, sob o título: "Liberation theology finds new welcome in Pope Francis’ Vatican".
Müller, depois de ter mostrado as convergências entre a Teologia da Libertação e o ensinamento da Igreja católica anunciou o encontro do teólogo peruano com Bergoglio e o também o andamento do processo de beatificação de D. Oscar Romero, assassinado em 1980, pela ditadura militar de El Salvador.
 Sem dúvida, são notícias importantes que assinalam um renovada atenção positiva para a Teologia da Libertação e a opção pelos pobres na Igreja católica.
Convém recordar que Müller foi aluno de Karl Lehmann, ligado a Karl Rahner, mas também amigo de Joseph Ratzinger que o escolheu como curador de sua obra teológica, em Regensburg. Durante suas férias como professor da universidade de Munich, o convideu  duas vezes à nossa pós-graduação de Missiologia, em São Paulo, onde deu algumas aulas em seu estilo clássico de professor alemão. Em longas caminhadas pelo Ibirapuera falamos sobre Deus e o diabo no mundo e na Igreja. Uma pessoa, enfim, que pela sua trajetória pode fazer a ponte entre as diversas vertentes da teologia católica.
Gustavo Gutierrez, no dia 5 de setembro, proferiu uma conferência no Congresso da Associação Teológica Italiana, em Seveso, e no Festival de Mantova.
 [fonte: Unisionos e.o.]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário