22 de Maio: Festa de Santa Rita de Cássia - A santa das causas impossíveis




Por sorte ou destino me encontro na Paróquia que tem como Padroeira a Santa Rita de Cássia. Nesse encontro com a mulher curandeira e rezadeira estou de volta à religiosidade do povo. Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381.


Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.

Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas.


Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento, viveu ali por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

Uma família de devotos trouxe a imagem de Cássia, na Itália. Foi o ponto de partida para a devoção de mais de um século que se espalhou pelo Vale do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais.

O Santuário de Santa Rita recebe romeiros ao longo de todo o ano. Há missas especiais para fiéis de outras paróquias todos os finais de semana com uma recepção especial pela equipe de acolhida. O Santuário possui três relíquias da santa italiana: uma partícula óssea, seu hábito e uma imagem em tamanho natural vinda de Cássia.

www.youtube.com/watch?v=STKDNyoSvbg:







2 comentários:

  1. Recebemos as mais calorosas manifestações pela Festa de Santa Rita, de várias pessoas da comunidade e visitantes. Agradeceram pela organização, pelas celebrações e acolhimento. Considero que devemos agradecer a todos que vieram celebrar conosco, ajudando aos fiéis no crescimento da fé e da vivência comunitária, no espírito de perdão, superação das dificuldades e confiança na bondade de Deus, que deseja a seus filhos e filhas amor com gratuidade e partilha.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o filme sobre Santa Rita de Cássia. Bastante edificante e especialmente fiel às narrativas que lemos sobre a vida dessa santa, por diversos autores conceituados. Santa Rita é venerada em muitíssimas cidades brasileiras, por pessoas de todas as categorias sociais. É bem popular, ao lado de outros santos como S. Francisco, Santo Antonio....

    ResponderExcluir