O bombeiro como cambista




O sargento Rogério Cruz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, segundo o Fantástico do dia 11 de maio, foi flagrado vendendo ingressos para a Copa em grande estilo dentro do quartel central e, sem disfarce, a poucos metros do Centro de Distribuição de Ingressos da Fifa. Em vez de apagar incêndios, o bombeiro Rogério dá algumas saidinhas do quartel para “Bota(r)fogo”, vende ingressos com ágio de 400% ou mais, fora das bilheterias oficiais.


Em sua homilia da Missa matutina, celebrada na Capela da Casa Santa Marta, no dia 12 de maio, o Papa Francisco disse que a Igreja não deve fazer cobranças que o próprio Jesus não fez. Ela não deve tornar-se uma fábrica de impedimentos. Antigamente, segundo Francisco, havia na Igreja o ministério do “abridor da porta”. Um ministério para fechar a porta nunca existiu. Com outras palavras: O que a Igreja recebeu da graça de Deus e como dom do Espírito Santo, ela não deve “vender” caro nem oferecer “barato”. 

Ao administrar os Sacramentos deve simplesmente deixar espaço para a presença de Deus vivo no Espírito Santo. Ele impulsiona a Igreja de ultrapassar suas próprias fronteiras, sem ágio, sem manipulação do câmbio. Afinal, a Igreja não deve atuar como cambista. Ela deve apagar incêndios sociais, mas não o fogo do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Concordo que devemos sempre enfatizar a gratuidade da ação evangelizadora, reconhecendo que é o Espírito Santo que atua - nós somos apenas instrumentos, a serviço da construção do Reino. E como nos exorta o Papa Francisco, devemos acolher a todos, indistintamente, a exemplo de Jesus, o enviado do Pai, que nunca discriminou ninguém, nem mesmo as pessoas que eram execradas pela sociedade da época. Precisamos estar em constante vigilância, para não praticar o farisaismo mais elaborado, consoante as novas tecnologias.....

    ResponderExcluir