O corpo do padre Jesuíta Balduino Loebens (73), desaparecido desde Domingo, dia 7 de setembro, foi encontrado no rio Juruena.



Memória e Homenagem:

Padre Balduino Loebens – Missionário Jesuíta

13.03.1941 (Itapiranga/SC) – 07.09.2014 (Rio Juruena/MT)













O padre Jesuíta Balduino Loebens (73), natural de Itapiranga (SC), onde residem seus familiares até hoje – irmã e sobrinhos. Durante mais de 40 anos, trabalhou ao longo do Rio Juruena, atendendo as aldeias do povo Rikbaktsa, na região de Fontanillas (MT). Era reconhecido também pelo atendimento na Pastoral da Saúde, com a homeopatia.


Devido ao festival de pesca, Balduíno teria passado o final de semana em uma aldeia e ligou informando que viria almoçar. Como o padre não chegou conforme previsto, os indígenas efetuaram buscas no rio Juruena e encontraram apenas o barco do religioso, junto com seus pertences, em uma área de pedras às margens do rio. 

Segunda-feira, dia 8, o corpo do padre foi localizado vários quilômetros abaixo do local onde foi encontrado seu barco e um chinelo. A suspeita é de que o padre tenha se afogado nas águas do rio, mas a causa real da morte ainda é desconhecida.


A Catedral Sagrado Coração de Jesus comunicou o falecimento em sua página institucional na internet. Em nota, a paróquia diz que o padre 'navegou' por muitos anos no Rio Juruena, "levando vida, esperança, apoio e a alegria do evangelho".



Um comentário:

  1. Muito expressivo o vídeo sobre a nobre missão do pe. Balduino Loebens, na exuberante região onde fez doação integral de sua vida, aos povos ribeirinhos. As celebrações evidenciam a reverêcia e alegria das famílias, crianças e jovens - todos que tiveram a felicidade da convivência com esse zeloso e fiel servo de Cristo que, além do cuidado espiritual, atendia as necessidades de saúde e "bem viver" das comunidades, através da homeopatia. Soube integrar à ação pastoral o atendimento à saúde básica, usando das magníficas e diversificadas plantas daquela região abençoada.
    Sua vida, plena de sentido, no acolhimento da vocação ao serviço dos irmãos mais desprotegidos, também teve muitas compensações no amor, carinho e respeito que recebeu das comunidades indígenas e na covivência com os rios, a natureza belíssima e os maravilhosos nascer e por-do-sol que desfrutou. Por tudo isso, os familiares e amigos devem louvar a Deus, por essa bonita existência! Pe. Balduino Loebens!

    ResponderExcluir