Comunidade ecumênica perde o biblista Milton Schwantes


Após dois meses de hospitalização, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 1º de março, o biblista, professor universitário e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Milton Schwantes, 65 anos.

A reportagem é da Agência Latino-americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 01-03-2012.

Ele será sepultado nessa sexta-feira, às 11h, no Cemitério da Paz, na região de Santo Amaro, distrito da zona sul da cidade de São Paulo. Professor de Antigo Testamento na Faculdades EST entre o final dos anos 70 e início dos anos 80 do século passado, o testemunho ecumênico de Schwantes extravasou os limites de atuação da IECLB, influenciando uma geração de biblistas brasileiros e latino-americanos.

“Voltado à leitura popular da Bíblia, Milton Schwantes foi um teólogo de vanguarda e um dos biblistas mais reconhecidos em todo o país, ao lado de Carlos Mesters e de todo o grupo do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)”, afirmou o professor da EST, Dr. Roberto Zwetsch.

Ex-aluno de Schwantes na Faculdades EST e na Universidade Metodista de São Paulo, o professor Dr. Flávio Schmitt disse que a IECLB perdeu o testemunho de um cristão comprometido com a causa do Evangelho, incansável na defesa dos valores proferidos pelos profetas do Antigo Testamento. “Como professor e como grande amigo, Milton Schwantes foi uma pessoa que transcendeu qualquer fronteira étnica, racial ou geográfica, conseguindo se comunicar com o mundo através do ensino da Palavra de Deus”, sublinhou Flávio.

O editor da Oikos Editora, Erni Mügge, de São Leopoldo, esteve com Schwantes, ontem, quando este deixou por algumas horas o Centro de Tratamento Intensivo do hospital. Amigos de longa data, Mügge informou-o que “Salmos da vida, a caminho da Justiça”, seu escrito mais recente, já estava em fase de impressão.

Formado em Teologia pela Faculdades EST na década de 70, Schwantes cursou doutorado em Bíblia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, defendendo a tese “O direito dos pobres no Antigo Testamento”.

Natural de Tapera, no Rio Grande do Sul, Schwantes coordenou o projeto Bibliografia Bíblia Latino-Americana e foi editor da Revista de Intrepretação Bíblica Latino-Americana (Ribla). Tem no seu currículo a publicação de vários livros, entre eles “História de Israel”, “As monarquias no Antigo Israel”, “A terra não pode suportar suas palavras”, “Dignidade Humana e Paz”, “Dicionário Hebraico-Português e Aramaico-Português”, esses dois últimos junto com outros autores, cumulou vários títulos de Doutor Honoris Causa e assessou grupos e comunidades voltadas à teologia libertadora.

Em 1988, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Ainda em dezembro, participou de banca de defesa de tese. Dois dias após, foi hospitalizado.


Milton viveu os últimos anos de sua vida com sérios problemas de saúde, oferecendo um testemunho de resistência e alegria. Desde agosto de 2002, após delicada cirurgia para a retirada de tumor na hipófise, conviveu também com graves limitações físicas.

Casado com Rose, Milton era pai de três filhas.

Nota da IHU On-Line: A revista IHU On-Line, na sua edição no. 188, 10-07-2006, publicou uma longa entrevista com Milton Schwantes, por ocasião dos seus 60 anos de vida acadêmica e pastoral celebrados na Escola Superior de Teologia - EST, aqui em São Leopoldo, sob o título "A teologia e o direito dos pobres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário